Terceiro uniforme do Palmeiras é oficialmente revelado

Por Verdazzo em

O Palmeiras anunciou oficialmente seu novo terceiro uniforme, que será utilizado na temporada 2015/2016. As peças não são alviverdes, como já é usual no uniforme 3 há alguns anos.

Desta vez, o tema é a Taça Savóia, conquistada em janeiro de 1915 no primeiro jogo disputado pelo Palestra Italia, cinco meses após a fundação do clube. A taça é simples: pequena, prateada, inspirou o uniforme, cinza com detalhes em verde e com a imagem da taça em marca d’água.

O terceiro uniforme é parte importante da estratégia de marketing de um clube de futebol. E o uso dessas peças com cores diferentes do verde e branco tradicional em jogos faz parte desse processo. Não usando o preto, qualquer cor é aceitável, preferencialmente inserida em algum contexto de nossa vastíssima História. O resto é questão de gosto pessoal.

O que incomoda é nosso time descaracterizado em jogos importantes, contra rivais tradicionais. Na última quarta-feira, o Palmeiras entrou em campo contra o Cruzeiro, justo contra o Cruzeiro, vestindo azul – a cor do atual terceiro uniforme, que deve ser aposentado. O uso do uniforme azul, apesar de inadequado, manteve uma certa coerência, pois foi usado em todos os jogos pela Copa do Brasil até agora.

O novo uniforme cinza será usado sem incomodar ninguém se for acionado em jogos contra equipes menos tradicionais, não importando o campeonato – de preferência em jogos no Allianz Parque. A torcida palmeirense de fora da capital paulista merece ver o time envergando o clássico e imponente uniforme verde.

Contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, o time não poderá usar o azul de qualquer forma, e será tentador estrear o uniforme cinza. Num confronto decisivo e eliminatório como esse, entretanto, o mais recomendado é usar o verde tradicional. Que a estreia seja contra o Joinville, no Allianz Parque, no domingo.

Conheça mais sobre o primeiro jogo do Palmeiras na História, disputado em Sorocaba contra o Savóia, em 1915, em matéria belíssima do site oficial assinada pelo jornalista Luan de Sousa.